Footer 1

logo

198 West 21th Street, Suite 721, New York NY

5109 Pacific Coast Highway, Los Angeles CA

Email: youremail@yourdomain.com

Phone: +88 (0) 101 0000 000

Fax: +88 (0) 202 0000 001

Top Bar Siga-nos ícones

Últimos Artigos

    Não foram encontrados artigos.

 

Consultas MDX e visualizações nos Dashboards

Consulta MDX é a linguagem para recuperar dados de bases de dados OLAP, como é o SQL Server Analysis Service. Unique Dashboard Business Intelligence inclui um recurso para definir rapidamente uma consulta MDX que retornará dados do cubo OLAP, renderizará os seus valores numericamente e visualmente dentro das visualizações do dashboard e finalmente exportará os valores e a visualização para o arquivo PDF.

ESTRUTURA CONSULTA MDX E USO

Uma consulta MDX básica usa a instrução SELECT para identificar um conjunto de dados que contém um subconjunto de dados multidimensionais. A instrução SELECT é composta pelas seguintes cláusulas:

 

WITH cláusula (opcional):
Permite os membros calculados ou conjuntos nomeados serem calculados durante o processamento das cláusulas SELECT e WHERE.

 

SELECT cláusula:
Define os eixos para a estrutura de consulta MDX, identificando os membros da dimensão para incluir em cada eixo. O número de dimensões de eixo de uma instrução MDX SELECT também é determinado pela cláusula SELECT.

 

FROM cláusula:
Define o cubo que está sendo consultado, e determina qual a fonte de dados multidimensional que será usada para extrair os dados para preencher o conjunto de resultados da instrução MDX SELECT. Na cláusula FROM (numa consulta MDX) pode listar apenas um único cubo. As consultas são restritas a uma única fonte de dados ou cubo.

 

WHERE cláusula (opcional):
Determina qual dimensão ou membro é usado como uma dimensão de divisão (o divisor geralmente refere-se ao eixo formado pela cláusula WHERE). Isso restringe a extração de dados a uma combinação de membros de dimensão. Qualquer dimensão que não apareça num eixo na cláusula SELECT pode ser nomeada no divisor.

 

Construa uma nova consulta MDX na seção ‘Consultas’ da aplicação Unique Dashboard Business Intelligence e clique em ‘Executar’ para testar os resultados. Selecione a fonte de dados da base de dados OLAP apropriada que aceite a linguagem de consulta MDX. Uma vez criada a consulta MDX, a mesma é válida e retorna os resultados conforme esperado. Pode ser gravada e utilizada nas visualizações do dashboard.

OPÇÕES DE CONSULTA MDX

Permissões podem ser adicionadas para outros utilizadores e grupos partilharem consultas MDX com a sua equipa. Adicionar permissões ‘Ler’ ou ‘Ler/Escrever’ para outros utilizadores colaborarem na criação da consulta.
A representação da consulta MDX dá opção para executar essa consulta no contexto de outro utilizador. Como a base de dados OLAP pode ter permissões definidas, quais estruturas do cubo estão visíveis para diferentes utilizadores, executar a consulta MDX com representando outro utilizador poderá ter impacto significativo nos dados recuperados.
Se a consulta MDX não muda os seus resultados significativamente no tempo, é razoável utilizar opções de cache na Consulta MDX. Desta forma, os resultados da consulta MDX serão armazenados na memória da aplicação, em vez de consultar a fonte de dados OLAP cada vez que ela for executada.
Exporte para PDF resultados da consulta MDX como uma única exportação de resultados ou como uma exportação do dashboard por inteiro. Exportar para arquivo PDF consiste na visualização do dashboard e tabela de valores resultantes de uma consulta MDX.
Inscreva-se no dashboard com os resultados da consulta MDX, para receber valores actualizadors do dashboard no seu e-mail no horário agendado.

COMECE JÁ

Download – 30 dias de avaliação: teste todas as funcionalidades do software Unique Dashboard Business Intelligence. Instalação rápida que lhe irá proporcionar testar todas as análises e características de visualização da ferramenta. Temos todo o prazer em receber os seus comentários e questões.