Footer 1

logo

198 West 21th Street, Suite 721, New York NY

5109 Pacific Coast Highway, Los Angeles CA

Email: youremail@yourdomain.com

Phone: +88 (0) 101 0000 000

Fax: +88 (0) 202 0000 001

Top Bar Siga-nos ícones

Últimos Artigos

    Não foram encontrados artigos.

 

Criar Dashboards

Criar Dashboards

Todos os utilizadores com acesso à aplicação Unique Dashboard Business Intelligence podem criar dashboards. Para iniciar a criação de um novo dashboard, clique no botão “Create New Dashboard’. O novo dashboard será aberto pronto para ser concebido e configurado.

Área do Dashboard, Mosaicos e Colunas

Os dashboards consistem em elementos (mosaicos) dispostos em colunas. As colunas do dashboard aceitam qualquer número de mosaicos que serão exibidos verticalmente. Em cada mosaico precisa ser definido que tipo de visualização e dados ele irá exibir. Por defeito, o dashboard contém duas colunas, sendo que estas podem ser adicionadas e removidas.

Trabalhar com mosaicos

Em cada dashboard, o utilizador pode adicionar 18 tipos diferentes de elementos (mosaicos). Na barra de ferramentas à direita, os mosaicos são apresentados com ícones descritivos.

Para adicionar o mosaico ao dashboard, arraste e solte o tipo de mosaico preferido (visualização) da barra de ferramentas à esquerda para uma da coluna à direita. Para remover o mosaico (excluir) do dashboard, arraste o ícone da coluna do dashboard para o ícone de lixo à esquerda. A funcionalidade fica visível quando a operação de arrastar e soltar é iniciada.

01. Line chart

 

02. Column chart

 

03. Column chart stacked

 

04. Column chart 100%

 

05. Area chart

 

06. Area chart stacked

 

07. Area chart 100%

 

08. Pie chart

 

09. Doughnut

 

10. Bubble chart

 

11. Table

 

12. KPI

 

13. Gauge meter

 

14. List

 

15. Geo Map

 

16. Card

 

17. Small Card

 

18. Combo chart

Reorganizar mosaicos no dashboard

A qualquer momento da conceção do dashboard, os mosaicos podem ser reorganizados na mesma coluna do dashboard ou movidas para qualquer posição noutra coluna do dashboard. Basta arrastar e soltar mosaicos para a localização pretendida em qualquer uma das colunas. Ao arrastar o mosaico para a nova localização, esta será exibida em cor azul.

Configurar Mosaico para Apresentação

01. Ao mover o rato sobre o mosaico (enquanto o dashboard está no modo de criação), o ícone “Caneta” é exibido, o que permite ao utilizador clicar e abrir o formulário de configuração do mosaico.

02. Introduza as informações gerais do dashboard: título, descrição e, se quiser, defina um dashboard filho que será aberto com a exibição mais detalhada dos mesmos dados, permitindo que os utilizadores tenham uma experiência de “drill down” ao usar os dashboards.

03. No formulário do mosaico, em “Tile Details” são onde os dados a visualizar serão definidos. ‘Query/Analysis’ é o input onde o utilizador seleciona as consultas ou análises existentes (TSQL ou MDX) para retomar os dados a serem apresentados na visualização do mosaico. “Análise” significa que a análise OLAP é criada na parte ‘Análise’ da aplicação Unique Dashboard Business Intelligence e o utilizador pelo menos tem permissão para ler. “Consulta” (TSQL ou MDX) significa que a consulta é criada na parte ‘Dashboards’ da aplicação Unique Dashboard Business Intelligence e o utilizador pelo menos tem permissão para ler. Se a necessidade do utilizador para consulta ainda não existir, o utilizador pode clicar no botão ‘New’ e imediatamente a partir do mosaico criar nova consulta MDX ou TSQL. Para selecionar e exibir a análise ou consulta existente, clique no botão “Select “. Todas as análises e consultas criadas no Unique Dashboard Business Intelligence para as quais o utilizador pelo menos tem permissão para ler são exibidas no formulário. As listas exibidas podem ser filtradas por “Data Source” para ambientes com muitas análises.

04. Após a seleção de Análise ou Consulta, clique no botão ‘Test’ do mosaico para testar a visualização com os dados de análise ou consulta selecionados.

05. No formulário de configuração do mosaico, o utilizador ainda pode alterar o tipo de mosaico (visualização), se concluir que é mais apropriado apresentar os dados com um tipo de gráfico diferente.

06. Finalmente, clique em ‘OK’ no formulário de configuração do mosaico para apresentar dashboard.

Título do dashboard, cabeçalho e rodapé

01. Quando estiver na fase de criação do Dashboard, clique no botão ‘Details’ para definir o titulo e descrição do Dashboard no separador ‘General’.

02. No ‘Cabeçalho/Rodapé’, configure apropriadamente o cabeçalho e/ou rodapé do dashboard e os seus alinhamentos de texto.

Gerir Colunas do Dashboard

As colunas do Dashboard contêm elementos visuais do dashboard (mosaicos). Ao trabalhar na criação do dashboard, é possível adicionar ou remover colunas. O Dashboard pode conter entre 1 a 5 colunas de dashboard. Para adicionar, remover ou editar coluna, clique no botão ‘Column’ localizado no topo de cada coluna do dashboard e selecione uma das ações apropriadas. Para cada coluna do dashboard, nova coluna pode ser adicionada no lado ‘Esquerdo’ ou ‘Direito’ da coluna selecionada, a largura pode ser alterada para 4 larguras de colunas predefinidas, ou pode excluir a coluna selecionada.

URL para aceder a Dashboards

Unique Dashboard Business Intelligence oferece mais de uma maneira para aceder a dashboards gravados.

01. http://yoursite/dashboards

 

02. http://yoursite/forms/dashboards.aspx

Para aceder a um dashboard único:

01. http://yoursite/dashboard/123

 

02. http://yoursite/forms/dashboard.aspx?dashboardID=123